Acções

No momento a SAGRAN está integrada em vários projectos, tais como: o estudo do plano da bacia hidrográfica do Sado e do Mira.
Candidatura para estudar alternativas aos afluentes na Floresta.
- A Associação mantém a congregação dos suinicultores da zona, actuando pontualmente quando surgem questões de interesse para o sector. Convoca reuniões, organiza sessões de esclarecimento sobre diversos temas.
- É impossível falar da actividade da SAGRAN sem Falar do ASLA, Agrupamento de suinicultores do Litoral Alentejano, tendo filosofias e objectivos diferentes são impossíveis de separar.

Com as exigências do mercado da Suinicultura os Agrupamentos começam a ser uma figura extremamente importante, em Portugal, e a região do Litoral Alentejano, não tinha qualquer agrupamento.
Apenas a SAGRAN, que é uma Associação e por isso, tem uma filosofia de caracter Sócio- profissional, defende o interesse dos suinicultores, mas não tem influência ou interferência no mercado.
Dada a necessidade da formação de uma organização, para que os Suinicultores interferissem no mercado, e para que de facto, a região que a SAGRAN representa pudesse ter uma postura mais séria a nível comercial. Houve a necessidade de formar este agrupamento.
A maior parte dos accionistas do ASLA são sócios da SAGRAN, os membros são praticamente os mesmos. Mas, apesar da SAGRAN ter dado o pontapé de saída para o ASLA, e de os mais 40 sócios do agrupamento serem associados, cada um deles tem actividades diferentes (paralelas).
O ASLA, tem um caracter empresarial e técnico.